14 de outubro de 2008

Circuito das Levadas


Próximo Domingo, 19 de Outubro, pelas 14h30m em frente à EBI da Horta. Inscreva-se enviando um mail para azorica@gmail.com.

10 de outubro de 2008

Severn Suzuki, a menina que calou o mundo!


Hoje com 28 anos, Severn Cullis-Suzuki é escritora, palestrante, apresentadora de TV e uma das mais respeitadas ambientalistas do mundo.

Aos 9 anos, ela e alguns amigos no Canadá, fundaram a E.C.O. (Environmental Children's Organization) para explicar às outras crianças os principais problemas ecológicos.

Mas foi aos 12 anos que ela ficou mundialmente conhecida. Conseguiu arrecadar recursos e viajar até o Rio de Janeiro onde fez um discurso histórico no encontro das nações unidas, o ECO 92.

Com este discurso damos conta da consciência das crianças em relação à preservação do ambiente, mas, infelizmente, os adultos são os que mais dão o mau exemplo.





6 de outubro de 2008

Mensagens Automáticas

Se está interessado em subscrever todas as informações que são colocadas neste blog, no fim do mesmo clique em "subscrever mensagens automáticas" e introduza o seu mail. Toda a informação por nós criada será remetida para o seu mail.

4 de outubro de 2008

"Coastwatch: Um Olhar Sobre a Biodiversidade"


Realizou-se na ilha do Faial mais uma reunião técnica do Coastwatch Açores que contou com a presença da Drª. Lurdes, coordenadora nacional do programa Coastwatch. Esta reunião realizada em parceria com a AZORICA e a Ecoteca do Faial, permitiu informar e formar os participantes sobre a campanha Coastwatch na ilha do Faial, de forma a aumentar o número de participantes no Coastwatch Faial.
No final, a titulo exemplificativo, procedeu-se à monitorização de uma unidade da costa do Faial (zona junto ao porto da Feteira).

Esta reunião contou, ainda, com a presença do Sr. Director Regional do Ambiente, Dr. Frederico Cardigos, que aproveitou para frisar a importância das associações de ambiente e das ecotecas na dinamização da educação ambiental e da conservação da natureza.
Veja aqui mais fotos desta actividade.

Relatório de Actividades 2007

Mais do que combater ou preservar precisamos de valorizar, para isso torna-se imprescindível conhecer. Neste sentido, durante o ano de 2007, a Associação de Defesa do Ambiente – AZORICA – levou a cabo diversas actividades que visam dar a conhecer a importância do ambiente como elo de ligação entre a natureza e o ser humano.

Não só os percursos pedestres, uma das actividades mais lúdicas realizadas pela AZORICA, visam dar a conhecer a ecologia das espécies vegetais da floresta Laurissilva e a eminente necessidade da sua protecção e conservação dos habitats, como também toda a educação ambiental que é levada a cabo por esta instituição que tem por objectivo dar a conhecer às crianças e jovens dos diversos níveis de ensino escolar o problema de uma má gestão ambiental, bem como de uma má protecção do nosso património natural, sendo que o inverso também é analisado.

Com parcos recursos, a AZORICA, durante o ano de 2007, desenvolveu diversas actividades, quer lúdicas, quer educativas, todas elas com o objectivo final de promover e preservar o património natural da ilha do Faial em especial, mas também da ilha do Pico.

Publicou diversos pareceres, nos meios de comunicação local, sobre o estado do ambiente da ilha do Faial;

Recebeu diversas denúncias de agressões ambientais, alertando os responsáveis para a necessidade de resolução das mesmas.

Todas estas actividades podem ser analisadas no Relatório Anual de Actividades 2007 em azorica.googlepages.com.

Circuito do Vulcão

Foto: Roberto Terra

No passado dia 28 de Setembro a AZORICA realizou, mais uma vez, o circuito do Vulcão dos Capelinhos. Esta actividade contou com a participação de 29 pessoas que puderam desfrutar de uma tarde em prol do ambiente e da divulgação da nossa biodiversidade natural. Foi uma tarde de convívio e de troca de conhecimentos.
Fotos: Sérgio Rocha

As imagens desta actividade estarão disponíveis no Álbum Digital da Azorica

Roberto Terra

1 de outubro de 2008

Não vamos fazer da ilha um mar de lixo

A protecção do Ambiente não é apenas da responsabilidade dos outros, mas de cada um de nós. Da mesma forma que de grão em grão enche a galinha o papo, também de atitude em atitude poderemos proteger ou agredir o Ambiente.Sendo a protecção do Ambiente uma exigência de todos nós, eis algumas sugestões práticas:

· poupe energia;

· faça uma condução ecológica;

· ande a pé sempre que possível, pela sua saúde e bem do ambiente;

· utilize o verso de folhas já usadas e que não sejam para arquivo;

· utilize o verso de fotocópias que não ficaram boas;

· faça blocos de notas com restos de papel;

· participe na recolha selectiva de papel e derivados realizada pela Câmara Municipal da Horta.

· prefira papel reciclado.

· não faça fogueiras desnecessárias;

· enterre lixo biodegradável no quintal - pratique a compostagem;

· poupe água (sabia que 70% da água da ilha do Faial, durante o Verão é bombeada, pelo que implica grandes gastos de energia eléctrica);

· declaração de guerra aos sprays;

· não deite lixo às ribeiras ou no mar;

· prefira produtos com embalagem reutilizável.

Ao proteger o ambiente está a proteger a camada de ozono. A propósito, evite ir para o banho de mar entre as 11 e as 16 horas, sobretudo se expuser aos raios solares durante muito tempo.

O AMBIENTE É DE TODOS E PARA TODOS