15 de outubro de 2009

Jardins de corais pretos descobertos ao largo dos Açores

image

“Mais uma vez se confirmou a riqueza de habitats e a biodiversidade marinha do mar profundo dos Açores”, frisou hoje à Lusa Pedro Ribeiro, biólogo do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.

Continue a ler

14 de outubro de 2009

MONTANHEIROS - CURSO DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA NA NATUREZA

cartaz_terceira_print-SMALL A Associação Os Montanheiros,  está a organizar um curso de iniciação à fotografia de natureza entre os dias 5 e 16 de Novembro e contam com a colaboração da Ecoteca de Angra do Heroísmo e com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
O curso terá a duração de 41horas (20h de aulas práticas e 21h de aulas teóricas) e as aulas serão ministradas durante a semana em horário pós-laboral e aos fins-de-semana.
O preço de inscrição varia entre os 80 euros (sócios) e os 110 euros (não sócios) e no acto de inscrição deverá ser pago metade do valor do curso.
A data limite de inscrição é até ao dia 2 de Novembro (número máximo de inscrições 30 pessoas).
Para mais informações contacte-nos:
montanheiros@montanheiros.com
295212992
961362215

A Direcção dos Montanheiros

Limpeza Subaquática do Porto da Horta e Entre Montes, 17 de Outubro

cartaz3 _800

O Observatório do Mar dos Açores em parceria com a Dive Azores e o Clube Naval da Horta organiza este ano a Campanha Limpa (A) Fundo - uma acção de limpeza subaquática do Porto da Horta e da zona Entre Montes.
Esta acção tem como principal objectivo a sensibilização da população local para o problema de deitar o lixo para o mar. Assim, a organização convida todos aqueles que se preocupam com o ambiente e que, por mar ou em terra queiram dar a seu contributo para melhorar o meio onde vivemos, a participar nesta actividade. Para tal, basta comparecer no dia 17 de Outubro pelas 10:00 em frente à lota.
A acção de limpeza contará com a presença de mergulhadores de escafandro*, apneistas, pessoal de terra e kayaks.
A organização oferecerá uma t-shirt a todos os voluntários que participem activamente nesta iniciativa.

Pedro Monteiro

5 de outubro de 2009

Faria de Castro, em prol do Ambiente

Muitas foram as acções, discussões e intervenções que Faria de Castro fez em prol do Ambiente. De entre elas não nos podemos esquecer, nunca, da recuperação da Levada. Quando todos se mostravam incrédulos face à possibilidade de tornar este circuito transitável, este grande Homem arregaçou mangas e, com a colaboração de algumas entidades públicas, privadas e alguns populares, conseguiu tornar novamente transitável a Levada. Apesar de parte deste trilho ter sido alterada em relação aquele que se fazia antes do sismo de 1998, voltou a ser possível realizar-se a Levada, “a menina dos olhos” do saudoso Faria de Castro.