27 de novembro de 2021
Azorica participa no II Cool Açores
A Fundação Oceano Azul, realizou o II COOL Açores (Convenção das Organizações para um Oceano Limpo), no dia 27 de novembro 2021, no Caloura Resort Hotel, em São Miguel.
Este encontro juntou 26 associações e representações, com cerca de 40 participantes, de todas as ilhas dos Açores a fim de trocarem ideias, debaterem questões ambientais que afetam as nossas ilhas e para que tenhamos no futuro um mar dos Açores mais sustentável e propor soluções a curto e longo prazo.
Cada representante apresentou uma ficha de identificação de alguns dos problemas que afetam a sua ilha e posteriormente, agrupados por ilha, foi feito uma triagem, em que foi escolhido uma, sendo o da nossa ilha, o problema da alga invasora, nomeadamente na praia de Porto Pim.
Também a pedido da organização, cada participante levou para o encontro, um produto típico da sua ilha de origem, para juntos partilharem os sabores dos Açores.
Iniciado o encontro, feito o enquadramento e a apresentação das organizações, seguidamente o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Dr. Alonso Miguel, fez a apresentação dos Programas e Plataformas Regionais para uma cidadania ambiental ativa.
A Dr.ª Sofia Garcia da DRAM apresentou os resultados da monitorização do lixo marinho nos Açores e o impacte do lixo marinho nas aves (cagarro) e nas tartarugas, por ingestão;
o Dr. Emanuel Gonçalves, da Fundação Oceano Azul, apresentou um documento sobre as Áreas Marinhas Protegidas – O Mar dos Açores, realçando que o Mar dos Açores é um património natural único, sendo necessário o equilíbrio entre a economia e a preservação.
Feita a apresentação, pelos participantes, dos principais problemas ambientais identificados em cada ilha, decorreu uma atividade de grupo, com visita à Praia Baixa d’Areia, percorrendo todo o areal onde foi efetuada uma limpeza, na sua maioria de plásticos, contabilizando 45 kg de lixo.
José Leal
Presidente da Direção