
20 de novembro de 2008
4 de novembro de 2008
Concurso Literário Severn Suzuki, Azorica 2008
A AZORICA promove o Concurso Literário Severn Suzuki, AZORICA 2008, destinado a jovens escritores de língua portuguesa.
Este Concurso Literário tem por objectivo promover e incentivar, na população juvenil estudantil açoriana, o gosto e a prática pela escrita e participação crítica relativamente às questões ambientais.
Para mais informações veja aqui o regulamento do concurso.
Coastwatch - Concurso de Fotografia - O meu Olhar sobre a Biodiversidade
O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - Coordenador Nacional do Coastwatch, está a promover um concurso de fotografia intitulado "O meu olhar sobre a biodiversidade". Poderá obter, nesta mensagem, mais informações sobre este concurso ou acedendo ao blogue criado para o efeito, clicando aqui. A AZORICA relembra a importância dos participantes no Coastwatch Faial concorrerem a este concurso. __________________________________________________________________ Concurso fotografia - O meu Olhar sobre a Biodiversidade | ||
| ||
![]() | ||
Regulamento do Concurso:
|
Levadas
As fotografias foram gentilmente cedidas pelos professores Inês Sequeira e Fernando Malheiro.
Veja as fotografias desta actividade
14 de outubro de 2008
Circuito das Levadas
10 de outubro de 2008
Severn Suzuki, a menina que calou o mundo!

Hoje com 28 anos, Severn Cullis-Suzuki é escritora, palestrante, apresentadora de TV e uma das mais respeitadas ambientalistas do mundo.
Aos 9 anos, ela e alguns amigos no Canadá, fundaram a E.C.O. (Environmental Children's Organization) para explicar às outras crianças os principais problemas ecológicos.
Mas foi aos 12 anos que ela ficou mundialmente conhecida. Conseguiu arrecadar recursos e viajar até o Rio de Janeiro onde fez um discurso histórico no encontro das nações unidas, o ECO 92.
Com este discurso damos conta da consciência das crianças em relação à preservação do ambiente, mas, infelizmente, os adultos são os que mais dão o mau exemplo.
6 de outubro de 2008
Mensagens Automáticas
4 de outubro de 2008
"Coastwatch: Um Olhar Sobre a Biodiversidade"
Realizou-se na ilha do Faial mais uma reunião técnica do Coastwatch Açores que contou com a presença da Drª. Lurdes, coordenadora nacional do programa Coastwatch. Esta reunião realizada em parceria com a AZORICA e a Ecoteca do Faial, permitiu informar e formar os participantes sobre a campanha Coastwatch na ilha do Faial, de forma a aumentar o número de participantes no Coastwatch Faial.
No final, a titulo exemplificativo, procedeu-se à monitorização de uma unidade da costa do Faial (zona junto ao porto da Feteira).
Esta reunião contou, ainda, com a presença do Sr. Director Regional do Ambiente, Dr. Frederico Cardigos, que aproveitou para frisar a importância das associações de ambiente e das ecotecas na dinamização da educação ambiental e da conservação da natureza.
Veja aqui mais fotos desta actividade.
Relatório de Actividades 2007
Mais do que combater ou preservar precisamos de valorizar, para isso torna-se imprescindível conhecer. Neste sentido, durante o ano de 2007, a Associação de Defesa do Ambiente – AZORICA – levou a cabo diversas actividades que visam dar a conhecer a importância do ambiente como elo de ligação entre a natureza e o ser humano.
Não só os percursos pedestres, uma das actividades mais lúdicas realizadas pela AZORICA, visam dar a conhecer a ecologia das espécies vegetais da floresta Laurissilva e a eminente necessidade da sua protecção e conservação dos habitats, como também toda a educação ambiental que é levada a cabo por esta instituição que tem por objectivo dar a conhecer às crianças e jovens dos diversos níveis de ensino escolar o problema de uma má gestão ambiental, bem como de uma má protecção do nosso património natural, sendo que o inverso também é analisado.
Com parcos recursos, a AZORICA, durante o ano de 2007, desenvolveu diversas actividades, quer lúdicas, quer educativas, todas elas com o objectivo final de promover e preservar o património natural da ilha do Faial em especial, mas também da ilha do Pico.
Publicou diversos pareceres, nos meios de comunicação local, sobre o estado do ambiente da ilha do Faial;
Recebeu diversas denúncias de agressões ambientais, alertando os responsáveis para a necessidade de resolução das mesmas.
Todas estas actividades podem ser analisadas no Relatório Anual de Actividades 2007 em azorica.googlepages.com.
Circuito do Vulcão
As imagens desta actividade estarão disponíveis no Álbum Digital da Azorica
Roberto Terra
1 de outubro de 2008
Não vamos fazer da ilha um mar de lixo
A protecção do Ambiente não é apenas da responsabilidade dos outros, mas de cada um de nós. Da mesma forma que de grão em grão enche a galinha o papo, também de atitude em atitude poderemos proteger ou agredir o Ambiente.Sendo a protecção do Ambiente uma exigência de todos nós, eis algumas sugestões práticas:
· poupe energia;
· faça uma condução ecológica;
· ande a pé sempre que possível, pela sua saúde e bem do ambiente;
· utilize o verso de folhas já usadas e que não sejam para arquivo;
· utilize o verso de fotocópias que não ficaram boas;
· faça blocos de notas com restos de papel;
· participe na recolha selectiva de papel e derivados realizada pela Câmara Municipal da Horta.
· prefira papel reciclado.
· não faça fogueiras desnecessárias;
· enterre lixo biodegradável no quintal - pratique a compostagem;
· poupe água (sabia que 70% da água da ilha do Faial, durante o Verão é bombeada, pelo que implica grandes gastos de energia eléctrica);
· declaração de guerra aos sprays;
· não deite lixo às ribeiras ou no mar;
· prefira produtos com embalagem reutilizável.
Ao proteger o ambiente está a proteger a camada de ozono. A propósito, evite ir para o banho de mar entre as 11 e as 16 horas, sobretudo se expuser aos raios solares durante muito tempo.
O AMBIENTE É DE TODOS E PARA TODOS