4 de outubro de 2008

Relatório de Actividades 2007

Mais do que combater ou preservar precisamos de valorizar, para isso torna-se imprescindível conhecer. Neste sentido, durante o ano de 2007, a Associação de Defesa do Ambiente – AZORICA – levou a cabo diversas actividades que visam dar a conhecer a importância do ambiente como elo de ligação entre a natureza e o ser humano.

Não só os percursos pedestres, uma das actividades mais lúdicas realizadas pela AZORICA, visam dar a conhecer a ecologia das espécies vegetais da floresta Laurissilva e a eminente necessidade da sua protecção e conservação dos habitats, como também toda a educação ambiental que é levada a cabo por esta instituição que tem por objectivo dar a conhecer às crianças e jovens dos diversos níveis de ensino escolar o problema de uma má gestão ambiental, bem como de uma má protecção do nosso património natural, sendo que o inverso também é analisado.

Com parcos recursos, a AZORICA, durante o ano de 2007, desenvolveu diversas actividades, quer lúdicas, quer educativas, todas elas com o objectivo final de promover e preservar o património natural da ilha do Faial em especial, mas também da ilha do Pico.

Publicou diversos pareceres, nos meios de comunicação local, sobre o estado do ambiente da ilha do Faial;

Recebeu diversas denúncias de agressões ambientais, alertando os responsáveis para a necessidade de resolução das mesmas.

Todas estas actividades podem ser analisadas no Relatório Anual de Actividades 2007 em azorica.googlepages.com.