
Próximo Domingo, 19 de Outubro, pelas 14h30m em frente à EBI da Horta. Inscreva-se enviando um mail para azorica@gmail.com.
Mais do que combater ou preservar precisamos de valorizar, para isso torna-se imprescindível conhecer. Neste sentido, durante o ano de 2007, a Associação de Defesa do Ambiente – AZORICA – levou a cabo diversas actividades que visam dar a conhecer a importância do ambiente como elo de ligação entre a natureza e o ser humano.
Não só os percursos pedestres, uma das actividades mais lúdicas realizadas pela AZORICA, visam dar a conhecer a ecologia das espécies vegetais da floresta Laurissilva e a eminente necessidade da sua protecção e conservação dos habitats, como também toda a educação ambiental que é levada a cabo por esta instituição que tem por objectivo dar a conhecer às crianças e jovens dos diversos níveis de ensino escolar o problema de uma má gestão ambiental, bem como de uma má protecção do nosso património natural, sendo que o inverso também é analisado.
Com parcos recursos, a AZORICA, durante o ano de 2007, desenvolveu diversas actividades, quer lúdicas, quer educativas, todas elas com o objectivo final de promover e preservar o património natural da ilha do Faial em especial, mas também da ilha do Pico.
Publicou diversos pareceres, nos meios de comunicação local, sobre o estado do ambiente da ilha do Faial;
Recebeu diversas denúncias de agressões ambientais, alertando os responsáveis para a necessidade de resolução das mesmas.
Todas estas actividades podem ser analisadas no Relatório Anual de Actividades 2007 em azorica.googlepages.com.
A protecção do Ambiente não é apenas da responsabilidade dos outros, mas de cada um de nós. Da mesma forma que de grão em grão enche a galinha o papo, também de atitude em atitude poderemos proteger ou agredir o Ambiente.Sendo a protecção do Ambiente uma exigência de todos nós, eis algumas sugestões práticas:
· poupe energia;
· faça uma condução ecológica;
· ande a pé sempre que possível, pela sua saúde e bem do ambiente;
· utilize o verso de folhas já usadas e que não sejam para arquivo;
· utilize o verso de fotocópias que não ficaram boas;
· faça blocos de notas com restos de papel;
· participe na recolha selectiva de papel e derivados realizada pela Câmara Municipal da Horta.
· prefira papel reciclado.
· não faça fogueiras desnecessárias;
· enterre lixo biodegradável no quintal - pratique a compostagem;
· poupe água (sabia que 70% da água da ilha do Faial, durante o Verão é bombeada, pelo que implica grandes gastos de energia eléctrica);
· declaração de guerra aos sprays;
· não deite lixo às ribeiras ou no mar;
· prefira produtos com embalagem reutilizável.
Ao proteger o ambiente está a proteger a camada de ozono. A propósito, evite ir para o banho de mar entre as 11 e as 16 horas, sobretudo se expuser aos raios solares durante muito tempo.
O AMBIENTE É DE TODOS E PARA TODOS