26 de janeiro de 2010

Moinho de Vento nº 5

Moinho_Vento-5

Editorial do Último Número

Passados catorze anos desde a publicação do Nº1 da Revista MOINHO DE VENTO, a edição que agora vos apresentamos (Moinho nº5) pretende ser o início de uma nova imagem desta revista, quer ao nível gráfico, quer ao nível da periodicidade. A Moinho de Vento passa a ser publicada anualmente e pretende não só demonstrar todo o trabalho desenvolvido por esta Associação, como também ser um suporte para que todos os interessados em questões relacionadas com o ambiente possam nela publicar os seus textos.

Por outro lado, reduzindo o número de publicações impressas, que agora passam para 300, pretendemos atingir vários objectivos, tais como: diminuir os custos com a publicação permitindo, assim, publicações anuais ou, futuramente, bi-anuais; reduzir a quantidade de papel gasto; e, por último, através da utilização das novas tecnologias, fazer com que a Moinho de Vento, possa chegar a um maior número de leitores. Deste modo, Esta revista poderá sempre ser lida, interactivamente, no site da AZORICA em www.azorica.org.

Queremos que a qualidade e pertinência dos textos publicados sejam o resultado da excelência da revista. Os textos desta edição e os que futuramente venham a ser publicados em edições futuras, são e serão sempre da responsabilidade dos autores e nunca da AZORICA. No entanto, nunca imporemos restrições à publicação de artigos pessoais, desde que estes vão ao encontro das temáticas do ambiente.

Neste número apresentamos aos leitores alguns artigos mais informativos, alguns mais educativos e, ainda, outros mais técnicos, pois nunca foi tão pertinente que as questões relacionadas com o ambiente fossem debatidas, quer nas escolas, quer em fóruns, quer, ainda, em encontros de ambiente. Pretendemos, deste modo, contribuir para este fim.

Escrever sobre a AZORICA e principalmente sobre a Moinho de Vento sem mencionar o seu antigo presidente, o saudoso Faria de Castro, seria esquecer o principal período desta associação, que foi entre 1994 e 2009, quando este, através da sua determinação, soube, sempre, defender os faialenses e os açorianos de todos os entraves que se punham a uma melhor qualidade ambiental.

Nós, actuais elementos da AZORICA, agradecemos os ensinamentos e a dinâmica implementada. Não nos esqueceremos nunca de temas que para ele eram muito queridos, tais como a reciclagem e a educação ambiental, destacando-se, claro, a LEVADA “A menina dos olhos da AZORICA”, como dizia o colega Faria.

O compromisso de, anualmente, publicarmos a revista Moinho de Vento é também uma forma de agradecimento a este Homem impar da sociedade faialense e uma forma de este ver, onde estiver, que nós os “azóricos” lutaremos sempre pelos valores que por ele foram defendidos.

Convido, ainda, todos os leitores a participarem nas actividades que a associação irá levar a cabo ao longo do ano de 2010 (ver resumo do plano de actividades na contracapa da revista) onde se destacam as acções de sensibilização e informação; os circuitos pedestres e as comemorações dos dias nacionais e mundiais. As actividades que a AZORICA realizará, ao longo do ano de 2010, irão sempre ao encontro da necessidade de se conhecer o meio para que, assim, se possa protegê-lo convenientemente.

Roberto Terra